Gentoo Linux

Recentemente adquiri um novo computador e resolvi voltar a usar Linux, no caso em vez de Arch optei pelo Gentoo já que agora possuo um poder de processamento melhor. Vou apresentar aqui algumas aventuras minhas com o sistema.

INSTALANDO, TESTANDO E ATUALIZANDO

Obviamente comecei baixando o Gentoo e o kernel através do windows (uso discada), instalei o modem e fiz meu primeiro emerge –sync, demoro horas sem nenhum exagero! Já resolvi a começar a procurar soluções para diminuir esse tempo, uma semana depois resolvi usar o emerge-delta-webrsync. Tive um grande sucesso, não levo mais que 2 minutos nessa conexão de 56k para fazer o sync do sistema apartir da primeira execução. A próxima medida era providenciar uma solução parecida para as atualizações dos pacotes. A solução encontrada foi o getdelta, ele funciona criando patchs dos sources que já possuo diminuindo assim o consumo de banda. Em alguns casos o getdelta chegou a salvar 98% de banda.

Conclusão: Para usuarios de discada como eu o melhor é usar alternativas que visam economizar banda como os utilitários getdelta e emerge-delta-webrsync ambos disponíveis na árvore principal do Gentoo.

WMII – WINDOW MANAGER IMPROVED 2

Precisava de um gerenciador de janelas rapído e com opções de customização avançadas e ao mesmo tempo simples, logo surgiu uma boa opção, o WMII. Escolhi o WMII devido as boas recomendações do Morte e não me arrependo. O WMII é um gerenciador de janelas dinâmico usando o conceito de tiling para organizar as janelas que o usuário abrir de forma a aproveitar todo o espaço disponível e minimizar o processo de posicionamento das mesmas.

Usando o WMII e o URxvt tive a vontade ridícula de ver o URxvt transparente e os problemas começaram. Fiz pesquisas e não encontrei nenhum metodo/script que me agradace nessa tarefa logo pensei se o WMII poderia facilitar minha vida. O cenário do problema era o seguinte.

Só conseguir ter a transparência usando a ferramenta transset que infelizmente precisava ser executada e eu ainda precisava clicar na janela que desejava transparência. Pesquisei mais um pouco no oraculo e encontrei o transset-df uma versão do transset modifica com a possibilidade de passar o ID da janela que deseja tornar transparente. A partir dai comecei a pensar como procurar e passar o ID de cada novo URxvt aberto.

Resolvi analisar o fs (file system) do WMII, pois me recordava de algo com ID dos clients abertos. Monitorando a parte de eventos percebi coisas uteis.

dvd@kogan-ryuu ~ $ wmiir read /event
Key Mod4-Return        # combinação de teclas que aperto para abrir o URxvt
CreateClient 0x1c00009 # Evento CreateClient sendo disparado com o ID da janela do URxvt
...

Com essa informação disponível e com a alta capacidade de customização do WMII eu resolvi o problema editando meu ~/.wmii-3.5/wmiirc na função eventstuff da seguinte maneira:

...
Event CreateClient
if [ $(wmiir read /client/${@}/props | grep ^urxvt) ]; then
transset-df -i $@ .8
fi
...

Não possuo conhecimentos em shell scripting mas essa solução tem funcionado de forma satisfatória.

WMII e transparencia no URxvt

WMII ativo com transparencia no URxvt

Conclusão: WMII é um gerenciador de janelas poderoso com suporte a modificações em qualquer linguagem de programação. Uso, gosto e recomendo.

CONTRIBUINDO

Contribuir com o Gentoo a primeira vista não é tão simples quanto no Arch mas posso garantir que seu pacote pode entrar mais rápido na árvore principal que você pode esperar.

Através do Twitter  fiquei sabendo do Garden of Coloured Lights e não encontrei no Gentoo o pacote, resolvi então criar o Ebuild e pedir revisões no #gentoo-sunrise@irc.freenode.net. Minha intenção era enviar o Ebuild para o overlay Sunrise mas meu bug acabo indo acabar diretamente na árvore principal depois de um melhoramento gradual e bastante leitura sobre a escrita de Ebuilds. Mr. Bones verificou meu bug fez uma observação e agora todos os usuários do Gentoo contam com um game realmente diferente para os momentos de tedio.

Conclusão: Difícil contribuir? Apenas se você tiver preguiça de ler. O projeto é aberto a contribuições e conta com uma documentação invejável se comparada a outras distribuições.

CONCLUSÃO

Gentoo é uma distribuição um pouca avançada para iniciamentes mas perfeita para entusiastas com Linux. Estou feliz com o Gentoo e pretendo continuar com ele por muito tempo.

Deixe um comentário

