Aprendendo e Aplicando

Toda quinta-feira durante a tarde participo do núcleo de estudos em botânica (nebot), nele ocorrem palestras, aulas e no fim sempre uma discussão do que vimos.

Nesta ultima quinta-feira tivemos uma aula sobre Sucessão Primaria e Secundaria com a Professora Andreza de Anatomia vegetal (farei no próximo período) .

Não tenho a capacidade pra falar como a professora com doutorado, mas resumidamente seria:

Sucessão primária : é a primeira colonização de plantas em um local geralmente pode ser visto em pedras que estão sofrendo intemperismo.

Sucessão Secundária: ocorre apenas quando todas as plantas foram removidas do local, desmatamento seria um bom exemplo.

Recentemente ocorreu uma queimada perto da casa de uma amiga e sempre passo por lá de condução eu vejo a terra preta, mas com o tempo comecei a ver uma árvore brotando e agora vejo 7 bem próximas uma das outras. As árvores são embaúbas, suas sementes só germinam na presença de luz (pioneiras), fácil de ser identificada quando se olha uma floresta de cima pelas suas folhas pratas, dando contraste com a paisagem.

O engraçado é ver meus amigos dizendo que eu aprendo outro idioma com a biologia, mas não é aprender outro idioma é aprender o nome de eventos e estruturas que ajudam a universalizar o descrição de modo científico.

É fácil identifica-las pelo contraste que causam (clique na imagem para ampliar):
embaúbas

Deixe um comentário